O vendedor Tiago Ricardo Felber, 40 anos, acusado de matar o próprio filho em São Gabriel, será ouvido na Justiça em 25 de setembro. O interrogatório do réu ocorrerá às 13h30min, em formato híbrido (presencial e virtual). Também serão ouvidas pela juíza Liz Grachten, da Vara Criminal do município, testemunhas de defesa e acusação.
Felber confessou o morte do filho filho Théo Ricardo Ferreira Felber, 5 anos, em março deste ano, após jogá-lo de uma ponte. Ele responde como réu por três crimes: tentativa de homicídio, homicídio qualificado e ameaça.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme a denúncia do Ministério Público (MP), na tentativa de homicídio, as qualificadoras são: motivo torpe, emprego de asfixia, traição e dissimulação, recurso que dificultou a defesa da vítima e também contra menor de 14 anos, com a mesma majorante (causa para aumento de pena em caso de condenação).
Entre as qualificadoras do homicídio, estão: motivo torpe, meio cruel, traição e dissimulação, recurso que dificultou a defesa da vítima, ocultação de outro crime e a condição de a vítima ser menor de 14 anos. O crime ainda teve a majorante de ter sido praticado contra descendente, ou seja, contra o próprio filho.

O crime
Conforme a investigação da Polícia Civil, na noite de 24 de março de 2025, Felber tentou esganar o filho em um quarto de casa, mas desistiu após a criança resistir. No dia seguinte, levou Théo para um passeio de bicicleta, durante o qual ofereceu refrigerante e permitiu que o menino usasse seu celular para distraí-lo. Aproveitando-se da confiança do filho, Felber o jogou de uma ponte sobre o Rio Vacacaí, resultando na morte da criança por politraumatismo.
Em depoimento, o pai afirmou que o assassinato foi motivado por vingança contra a ex-companheira, mãe de Théo. Felber revelou que seu “plano A” era matar a ex-mulher e seu namorado, mas, ao não conseguir, optou por matar o filho como “plano B”.
Tiago Felber está preso na Penitenciária Estadual Modulada de Uruguaiana.
Leia mais:
- Caso Théo: Justiça aceita denúncia e pai acusado de jogar filho de ponte em São Gabriel passa a ser réu
- Exclusivo: laudo revela causa da morte de Théo Felber, assassinado pelo próprio pai
- "Théo se agarrou dizendo 'não papai', e mesmo assim o atirou"; confira trechos do depoimento de Tiago Felber após matar o filho em São Gabriel